BRONQUIOLITE: O QUE É, SINTOMAS , DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Por RAQUEL LUIZA,

 

Bronquiolite – doença comum no inverno - Revista Direcional Escolas

 

A bronquiolite é uma infecção pulmonar viral muito comum em bebês com menos de 2 anos que provoca a inflamação das vias aéreas mais estreitas do pulmão, conhecidas como bronquíolos. Quando estes canais inflamam, aumentam a produção de muco que dificulta a passagem do ar, causando dificuldade para respirar e chiado, dificuldade para dormir e respiração rápida.

Na maior parte dos casos, os sintomas de bronquiolite melhoram em 2 ou 3 semanas sem precisar de tratamento específico, no entanto, é muito importante que o bebê seja avaliado pelo pediatra quando surjam os primeiros sintomas, não só para descartar outras doenças, mas também para avaliar a necessidade de internamento, já que algumas crianças podem apresentar sintomas muito intensos.

Bronquiolite: o que é, sintomas e tratamento - MD.Saúde

EM RESUMO

Doença obstrutiva dos brônquios respiratórios.
Na bronquiolite obliterante, há uma inflamação dos bronquíolos que causa uma obstrução lentamente progressiva destes.
No tipo constritivo, o tecido pulmonar é substituído por tecido fibroso, enquanto o tipo proliferativo é caracterizado pela presença de secreções organizadas no lúmen dos bronquíolos.

Múltiplas causas são reconhecidas, como exposição aguda ao tabaco ou gases tóxicos, infecções virais (mais freqüentes em crianças menores de 3 anos), artrite reumatóide, pós-transplante pulmonar ou cardiopulmonar; ou pode ser idiopática.

 

SINTOMAS

É inespecífico. Frequentemente apresenta-se com tosse e falta de ar (dispneia), chiado ao respirar, respiração rápida;

Embora os sintomas possam ser assustadores para os pais, a bronquiolite tem cura e geralmente não é grave, podendo ser tratada em casa com alguns cuidados simples que aliviam os sintomas e facilitam a respiração.

Bronquiolite: o que é, principais sintomas e tratamento - Tudo sobre  medicina

DIAGNÓSTICO

Embora o diagnóstico definitivo seja patológico, história, exame físico, radiografia e tomografia computadorizada de tórax e testes de função pulmonar geralmente são suficientes.

Bronquiolite: a doença do outono! – Drª Karina Soares – Pediatra

Bronquiolite – Wikipédia, a enciclopédia livre

TRATAMENTO

É o da causa que se origina.
Dependendo da etiologia e gravidade do quadro clínico, corticosteróides, broncodilatadores e oxigenoterapia podem ser necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *