Por RAQUEL LUIZA,
Os pólipos nasais são tumores macios, indolores e não cancerosos no revestimento das narinas ou seios nasais. Estes pendem como lágrimas ou uvas. Eles são causados por inflamação crônica e estão associados à asma, infecções recorrentes, alergias, sensibilidade a medicamentos ou certos distúrbios imunológicos.
Pequenos pólipos nasais podem não causar sintomas. Crescimentos maiores ou grupos de pólipos podem bloquear as passagens nasais e levar a problemas respiratórios, perda do olfato e infecções frequentes.
Os pólipos nasais podem afetar qualquer pessoa, mas são mais comuns em adultos. Os medicamentos muitas vezes podem encolher ou remover pólipos nasais, mas às vezes é necessária cirurgia para removê-los. Mesmo após o tratamento bem-sucedido, os pólipos nasais geralmente retornam.
A tríade de Widal é a associação de polipose nasal bilateral, asma e intolerância à aspirina.
SINTOMAS
Apresenta-se com obstrução nasal, rinorreia (corrimento nasal) e alteração do olfato.
Os pólipos nasais estão associados a irritação e inchaço (inflamação) do revestimento das passagens nasais e seios nasais que duram mais de 12 semanas (sinusite crônica).
No entanto, é possível ter sinusite crônica sem pólipos nasais.
Os pólipos nasais são macios e não geram nenhuma sensação; portanto, se forem pequenos, você pode nem saber que os possui. Múltiplos crescimentos ou um grande pólipo podem bloquear as passagens nasais e os seios nasais.
Sinais e sintomas comuns de sinusite crônica com pólipos nasais incluem:
- secreções nasais escorrendo
- congestionamento constante
- gotejamento pós-nasal
- Sentido do olfato diminuído ou ausente
- Perda do sentido do paladar
- dor facial ou dor de cabeça
- Dor nos dentes superiores
- Uma sensação de pressão na testa e no rosto
- Ronco
- Sangramentos nasais frequentes
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é habitualmente feito pelo médico otorrinolaringologista através da rinoscopia, uma espécie de endoscopia nasal. Em casos de dúvidas, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética dos seios da face podem ser úteis.
TRATAMENTO
O tratamento médico inclui descongestionantes, anti-histamínicos e corticosteróides.
O tratamento cirúrgico com remoção endoscópica geralmente deve ser escolhido.