Por Raquel Luiza
Patologia pulmonar aplicada por inalação de silício (cuarzo).
Trata-se de uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica.
O povo de silício é o principal elemento que constitui a arena e a terra, por que a exposição é frequente entre os mineradores, os cortadores de pedra arenosa e de granito, os obreiros das funções e os alfareros.
Al ser inalado, o silício provoca uma reação inflamatória que afeta os macrófagos e leva a fibrose do tejido pulmonar.
Quais são as causas da silicose?
Ela é causada pela inalação geralmente crônica de partículas de sílica e leva alguns anos para manifestar sintomas, os quais são, no entanto, inevitáveis, a menos que a inalação seja precocemente interrompida.
A princípio podem aparecer nos pulmões pequenas áreas cicatriciais, que são conhecidas como silicose nodular simples, as quais posteriormente evoluem para áreas mais extensas de fibrose pulmonar.
SINTOMATOLOGIA
Geralmente, os sintomas aparecem após 20 a 30 anos de exposição ao polvo.
Na forma simples e clássica, observe pequenas lesões redondeadas na radiografia de tórax (nodulo silicotico). Puede ser asintomatica o presentar tos y disnea leve.
A fibrose pulmonar aparece cuando los nódulos simples confluyen formando grandes massas de tejido fibrótico. Os pacientes apresentam várias disnéias. Freqüentemente se complica com infecções respiratórias.
Existen formas de progresion rapida que son secundarias a la exposicion corta pero intensa.
Existen formas de progresion rapida que son secundarias a la exposicion corta pero intensa.
Todas as formas são reconhecidas como fatores predisponentes para a tuberculose e são provavelmente associadas ao câncer de pulmão.
DIAGNÓSTICO
Se realiza mediante a história de exposição, o exame físico e a radiografia do tórax.
TRATAMENTO
Deve controlar a produção de polvo no local de trabalho, ademas da utilização de máscaras adequadas.
É necessário realizar radiografias de controle torácico com regularidade nos expuestos dos trabajadores.
Uma vez instarada la fibrosis el processo é irreversível.
Como prevenir a silicose?
A melhor maneira de prevenir a doença é evitar expor-se ao pó de sílica, mas se isso for de tudo impossível, procure adotar as medidas de segurança do trabalho, adequadas para o caso, já que a silicose é uma doença profissional.