Entenda o Sistema Nefrourinário de forma resumida

Por Raquel Luiza,

Infecções urinárias recorrentes: usar antibióticos ou não? — Setor Saúde

Dedicidir escrever este mês sobre este tema, depois que meu pai foi diagnósticado com Câncer de Bexiga.

A notícia foi apavorante para todos da família, então,  achei de extrema importância compartir com meus leitores informações  sobre diversas patologias desse sistema e que muitas das vezes são desconhecidas.

Deixo aqui a mensagem, da importância de procuramos um profissional de saúde,  de realizar exames periodicamente  ou assim que apresentar qualquer sintomas. O quanto é importante essa busca periodiaca ao médico, como forma preventiva de diversas doenças.

Com toda certeza, se meu pai tivesse procurado o urologista antes, não estaria neste quadro.

A meu ver , principalmente,  os homens  criam um tabu ou preconceito de procurar a um urologista, de realizar exame. Não me refiro a todos os homens, o que quero dizer é a importância da prevenção para evitar doenças.

Espero que sirva de alerta a vocês.

 

 

Sistema Nefrourinário

O complexo funcionamento das células do corpo humano gera diariamente uma quantidade significativa de resíduos, que normalmente são despejados na corrente sanguínea, portanto, se não fosse devidamente purificado, acabaria alterando sua composição ideal e chegaria a um momento em que seria não Poderia cumprir sua função, pois a maioria desses resíduos pode se tornar tóxica para o organismo efourinário se acumular em excesso.
O sistema nefrourinário é responsável por cumprir essa função de filtrar, purificar o sangue e eliminar os resíduos.

Presentation Name

Para cumprir sua função de filtragem e purificação, o aparelho nefro-urinário possui órgãos ovais, localizados na região posterior da cavidade abdominal, atrás do peritônio, que são os rins.
Boa parte do sangue circulante chega aos rins em cada ciclo circulatório pelas artérias renais, e ali ocorre um processo de filtragem por meio de estruturas contidas na unidade funcional do rim, ou seja, estructura responsável pela formação da urina: o néfron, do qual cada rim contém centenas de milhares de unidades .

 

Néfrons estão relacionados à produção de urina

Os néfrons

Os néfrons são formados por uma região globular e um longo tubo. Essas regiões são denominadas da seguinte forma:


Organização básica de um néfron

    • Corpúsculo renal: é formado por duas partes, o glomérulo e a cápsula renal ou cápsula de Bowman, a qual possui um formato de uma taça e envolve o glomérulo. Os glomérulos são uma série de capilares arteriais com pressão hidrostática elevada quando comparada a outros capilares. Essa pressão faz com que seja forçada a saída do líquido do sangue do glomérulo para o interior da cápsula, formando o filtrado glomerular.
    • Os néfrons recebem sangue de uma arteríola aferente (arteríola que conduz o sangue para o glomérulo), um desdobramento da artéria renal que se ramifica e forma os glomérulos. Esses capilares deixam o glomérulo e convergem para a formação de uma arteríola eferente (que leva o sangue para fora do glomérulo).

       

      • Túbulo contorcido proximal: essa parte do néfron recebe o filtrado glomerular, que sofrerá o processo de absorção e excreção de substâncias.
      • Alça de Henle: essa alça possui um formato de U, sendo constituída por um ramo descendente e um ramo ascendente. É nela que acontecerá a retenção de parte da água.
      • Túbulo contorcido distal: nessa porção do néfron serão feitas trocas iônicas, ocorrendo a absorção de sódio e secreção de potássio. Esse tubo se abre no ducto coletor, que será responsável por receber o material produzido nos néfrons (urina) e transportá-lo para a pelve renal.

      Percebe-se, portanto, que o néfron é uma estrutura complexa que garante a filtragem do sangue e a retirada das substâncias que estão em excesso ou são tóxicas para nosso organismo. É por isso que afirmamos que o néfron é uma unidade funcional do rim.

Este filtrado consegue purificar o sangue de tal forma que os produtos úteis para o organismo permanecem nele ou são reabsorvidos novamente e retornam à corrente circulatória pelas veias renais, e os produtos residuais são convenientemente diluídos na água absorvida e formam a urina , que será expulso para o exterior. Para realizar essa expulsão, o sistema nefrourinário possui ductos que são os ureteres, que descem de cada rim até a bexiga urinária, onde a urina que transportam é armazenada aguardando o momento de ser eliminada. Esta eliminação é realizada através da uretra, que é um conduto que liga a bexiga urinária com o exterior e está equipado com um mecanismo esfincteriano que regula voluntariamente a saída de urina.

Sistema Urinário – Histologia Interativa

Além dessa função de filtrar e eliminar os resíduos, os rins também são responsáveis ​​por manter uma composição estável dos fluidos corporais, garantindo o equilíbrio entre a água corporal e os eletrólitos e outras substâncias nele dissolvidas, de modo que o mecanismo de purificação renal não seja um processo fixo e regular, mas está comprometido com múltiplas variações, dependendo se é necessária uma maior ou menor eliminação de alguns ou outros elementos, para se adaptar às necessidades específicas do organismo. Este processo é regido por agentes hormonais secretados pelas diferentes glândulas do organismo.

Os rins desempenham, ao mesmo tempo, um papel importante na regulação da pressão arterial através da secreção de uma substância chamada renina, na calcificação dos ossos através da ativação da vitamina D, que é responsável pelo depósito de cálcio nestes , e na fabricação de células sanguíneas pela produção de uma substância conhecida como eritro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *