Na volta do atendimento sem a necessidade do agendamento prévio, ação concentrada envolveu o Cras e os postos avançados do Na Hora
Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger
Nesta segunda, as unidades do Cras iniciaram o trabalho às 8h e seguiram até por volta das 17h. Após esse horário, os servidores fazem despachos de demandas internas. Por sua vez, os sete postos do Na Hora espalhados pelo Distrito Federal possibilitam à população preencher ou atualizar os dados do Cadastro Único.
“Fazemos um balanço positivo desse primeiro dia. As famílias conseguiram resolver demandas que estavam pendentes há bastante tempo”, avalia a secretária de Assistência Social, Mayara Noronha Rocha. Ela também destacou o resultado da ação no sábado: “Foi o primeiro mutirão simultâneo nas unidades. Nosso objetivo é fazer outros nos próximos fins de semana”.
A família que precisar atualizar ou preencher o Cadastro Único, solicitar benefício ou se inscrever em serviços, programas ou projetos da política de assistência social deve ir a uma das 29 unidades do Cras do DF. Os postos do Na Hora são opções exclusivas para atualização e preenchimento do Cadastro Único. Nos dois casos, o atendimento é por ordem de chegada.
A Sedes informa que quem estava aguardando marcação do seu atendimento já pode ir presencialmente à unidade ou realizar novo agendamento pelo telefone 156. No caso de quem estava com atendimento marcado, o Cras vai entrar em contato para reagendar uma nova data. Serão levadas em consideração as prioridades, como pessoa idosa e pessoa com deficiência, além de casos ligados ao Benefício de Prestação Continuada.
Em caso de sintomas gripais, a Sedes orienta o cidadão a solicitar o agendamento pelo telefone 156, a partir das 9h, quando ocorre a disponibilização de vagas, que considera a capacidade de atendimento de cada uma das unidades, seja no Cras ou nos postos do Na Hora.
*Com informações da Sedes