Por Raquel Luiza,
Pitiríase Rósea é uma doença eruptiva benigna que acomete a pele de causa desconhecida, embora se suspeite que possa ser causada por vírus. Comum em pessoas saudáveis, principalmente em crianças e adultos jovens.
É mais recorrente na primavera e outono, em climas temperados, entretanto em determinadas regiões pode ser mais frequente no verão.
Causas da Pitiríase Rósea
Sua causa ainda não foi totalmente descoberta, mas alguns elementos de sua epidemiologia e imunologia sugerem que, possivelmente, é desencadeada por agentes infecciosos, sendo de origem viral.
Além disso, pode aparecer logo após o uso de algumas vacinas e medicamentos. Não é transmissível.
Quais são os sintomas?
Inicialmente, aparece uma mancha avermelhada de 3-5 cm de diâmetro, quase sempre no tórax ou abdome. Em seguida, aparecem outras lesões menores que se espalham por todo o corpo e podem causar coceira leve (coceira). Eles geralmente cicatrizam espontaneamente ao longo de várias semanas.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico é baseado na observação das lesões.
Depois que surgir a placa maior, o diagnóstico é simples. No entanto, quando não há vestígios dessa placa maior e outras pequenas lesões começam a aparecer, o procedimento é um pouco mais difícil. Assim, por ser facilmente confundida com outras doenças, como, por exemplo, psoríase, sífilis e dermatoses alérgicas, é importante consultar um especialista. Ele confirmará as suspeitas. Exames como VDRL ou FTA-ABS para sífilis, sorologia para HIV e exame micológico da pele para descartar fungos, são os mais comuns. Portanto, seu prognóstico é muito bom.
Tratamento
É indicado que o paciente não se auto medique e, assim, evite usar substâncias que possam provocar irritações.
É importante observar as lesões, caso houver descamação e coceira em demasia, há necessidade de intervenção médica. Geralmente é recomendado o uso de cremes e pomadas, loções e comprimidos para amenizar as coceiras. Entretanto, se as erupções ocorrerem na gestação é necessário acompanhamento de um ginecologista.