Por RAQUEL LUIZA,
-
Os sintomas de tinea corporal incluem placas arredondadas e de cor entre rosa e vermelha, que às vezes coçam.
-
Os médicos examinam a área afetada e às vezes visualizam uma raspagem de pele ao microscópio para fazer o diagnóstico.
-
O tratamento inclui medicamentos antimicóticos aplicados diretamente nas áreas afetadas ou às vezes tomados por via oral.
A tinea corporal é um tipo de dermatofitose. A tinea corporal é geralmente causada pelo fungo Trichophyton ou Microsporum, conhecida como impingem.
A infecção geralmente causa placas arredondadas e de cor entre rosa e vermelha, com bordas escamosas elevadas que tendem a permanecer claras na parte central. Por vezes, a erupção cutânea é pruriginosa. A tinea corporal pode desenvolver-se em qualquer parte da pele e propagar-se rapidamente para outras partes do corpo ou para outras pessoas com quem se mantenha um contato corporal muito próximo.
A transmissão interpessoal, por contato direto ou banhos públicos, ou por contato com cães / gatos.
Como é realizado o diagnóstico?
-
Exame médico
-
Às vezes, exame de raspagens da pele
Os médicos baseiam o diagnóstico da tinea corporal em um exame da pele.
Às vezes, os médicos analisam raspagens de pele ao microscópio para confirmar o diagnóstico.
Quais sintomas apresentam?
A apresentação mais comum é a uma lesão eritematosa, descamativa, com bordas elevadas, de centro esbranquiçadp, de tamanho variado. Todas as apresentações são pruriginosas.
Tratamento
Antifúngicos tópicos por 2-4 semanas ( Tioconazol, Miconazol, Isoconazol, etc) para lesões localizadas. Se disseminada ou refratária, optar por 4 semanas de Cetoconazol oral 200 mg/dia, com Terbinafina e Itraconazol como opções;