Por RAQUEL LUIZA,
O Hospital Regional de Ceilândia está prestes a aumentar sua capacidade de atendimento pediátrico com a expansão do setor de pediatria. A readequação em andamento possibilitará a abertura de seis novos leitos, além da substituição de dezoito camas infantis já existentes.
Com essa ampliação, o HRC busca melhorar o atendimento à população, oferecendo mais vagas tanto para procedimentos eletivos, como cirurgias, quanto para casos de emergência pediátrica.
Os novos leitos contarão com uma infraestrutura completa, incluindo rede de gases necessária para tratamento de pacientes com doenças respiratórias, além de espaço para acompanhantes junto a cada leito. Berços estarão disponíveis caso necessário.
A previsão é que os serviços estejam concluídos no próximo mês. Até lá, a área em reforma está isolada para não afetar o atendimento nas demais enfermarias pediátricas.
O diretor administrativo da Região de Saúde Oeste, responsável pela infraestrutura das unidades, destaca que os serviços estão sendo realizados por meio de contrato de manutenção predial, visando agilidade e qualidade nas adequações estruturais.
A expansão dos leitos pediátricos faz parte do Plano de Enfrentamento para Doenças Respiratórias da Infância no DF, visando atender a demanda sazonal esperada, especialmente durante períodos de maior circulação de vírus.
Além do HRC, outras unidades de saúde estão passando por melhorias e expansões, como o Hospital Materno-Infantil de Brasília, o Hospital Regional de Taguatinga, e as Unidades de Pronto Atendimento em São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia.