Por Raquel Luiza,
Diante da diversidade de assuntos relacionados a medicina, decidir que este mês de março, vou escrever sobre as principais patologias do Sistema Nervoso. Primeiramente, fiz um resumo geral sobre o sistema nervoso para que meus leitores possam entender um pouco melhor e no decorrer do mês, diariamente vou explicando as patologias.
SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso é o mais complexo de todos os sistemas, aparelhos e unidades funcionais que compõem o corpo humano, e ainda hoje vários de seus mecanismos permanecem desconhecidos. É o sistema que rege o funcionamento de todos os demais, que administra a partir de centros de controle superiores, localizados no sistema nervoso central, que recebem informações e transmitem ordens por meio de uma rede de conexões que constituem o sistema nervoso periférico. Tanto as informações que vêm dos órgãos periféricos, quanto as ordens que vêm dos centros de controle superiores são transmitidas por impulsos nervosos que viajam em alta velocidade através dos nervos, graças às alterações eletroquímicas que ocorrem neles.
A unidade funcional do sistema nervoso é o neurônio, célula formada por um corpo que contém o núcleo e o citoplasma com todas as suas organelas, e algumas extensões que partem dele e que são chamadas de axônios e dendritos. Os axônios são extensões muito bem diferenciadas do corpo celular, que constituem as fibras nervosas, e sua função é conduzir o impulso nervoso nelas gerado para outros neurônios, aos quais está conectado por uma união chamada sinapses; os dendritos são extensões de formato muito irregular do corpo celular, que conduzem os impulsos nervosos gerados nos neurônios vizinhos ao próprio corpo celular. Geralmente, os neurônios têm um único axônio e vários dendritos. Os corpos neuronais e a maioria dos axônios geralmente permanecem no sistema nervoso central. Apenas uma certa proporção de axônios se estende através dos nervos periféricos.
O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro, localizado na cavidade craniana, do qual fazem parte o cérebro, o cerebelo, o tronco encefálico (constituído pelo mesencéfalo, ponte e medula oblonga) e a medula espinhal. Que desce pela espinha .
No cérebro estão as funções superiores que distinguem o ser humano de outros seres vivos, como capacidade cognitiva, emoções, memória, etc. Duas partes se distinguem no cérebro: uma região periférica chamada córtex cerebral, formada por axônios neuronais em um tecido conhecido como substância branca, cuja função principal é atuar como via de transmissão dos impulsos nervosos; estende-se pela medula espinhal, onde forma vias de transmissão ascendentes e descendentes para o sistema nervoso central.
O sistema nervoso periférico é formado pelos nervos periféricos, que são de dois tipos: nervos, ou nervos cranianos, e nervos espinhais, que vêm da medula espinhal e se estendem por todo o corpo, atingindo todos e cada um dos órgãos. Os gânglios, grupos de corpos neuronais que atuam como estações intermediárias na transmissão do impulso nervoso ao sistema nervoso central, também fazem parte do sistema nervoso periférico.
Existe também uma parte do sistema nervoso que se encontra em uma estrutura localizada na base do cérebro, o hipotálamo e na medula oblonga ( bulbo). É o sistema nervoso autônomo ou vegetativo, que regula e controla as funções vitais e involuntárias, como a respiração, a circulação sanguínea, a função digestiva ou a função renal.