Por RAQUEL LUIZA,
No último sábado (24), a comunidade da Vila Planalto se uniu em uma caminhada ecológica como parte da campanha “Vila sem Lixo, Vila sem Dengue”. O evento teve como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância do descarte consciente de lixo e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.
As atividades de combate ao lixo continuam ao longo desta semana. Entre os dias 26 e 28 de agosto, o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) realizará um mutirão de limpeza na região. Serão recolhidos eletrodomésticos, latas, garrafas, vasos, pneus e outros objetos inservíveis, com o intuito de eliminar potenciais criadouros do mosquito. No entanto, resíduos de poda de árvores e entulhos de obras não serão incluídos na coleta.
A gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Planalto, Evelyn Heinzen, destacou que a iniciativa foi motivada pelo aumento significativo de casos de dengue na região, especialmente entre o final do ano passado e o início deste ano. “A Vila Planalto registrou o maior número de casos de dengue notificados na Região Central de Brasília. A ideia da campanha surgiu para preparar a cidade antes do período de chuvas e reduzir a quantidade de lixo nas ruas”, explica Evelyn.
Segundo dados da Sala de Situação de Dengue no portal InfoSaúde, a Vila Planalto contabilizou 878 casos prováveis de dengue em 2023, todos atendidos pela UBS 3 da Asa Norte, que também presta serviços à comunidade local.