Este mes de abril, decidir escrever e compartir informações sobre os músculos.
As principais patologias associadas, sintomalogia, diagnostico e tratamento
Segue uma introdução para melhor entendimento.
MÚSCULOS
O grupo muscular é composto por uma série de estruturas denominadas músculos, que são os órgãos responsáveis por todos e cada um dos movimentos do corpo humano. O deslocamento das extremidades – que constitui a marcha -, o batimento cardíaco – que bombeia o sangue -, o desvio dos olhos – que permite que a vista seja direcionada para um determinado ponto -, os movimentos peristálticos do intestino – que compõem o alimento progredindo pelo trato digestivo – as contrações faciais – que denotam um estado de espírito -, o movimento do tórax – que permite a ventilação -, etc., seriam possíveis sem a ação dos músculos.
No corpo humano, existem muitos músculos diferentes que podem ser agrupados em:
Músculos estriados ou esqueléticos, responsáveis pela mobilização voluntária do esqueleto.
Músculos lisos ou viscerais, responsáveis pelos movimentos involuntários das vísceras.
Os músculos estriados estão quase todos imediatamente abaixo da pele, ligados às estruturas esqueléticas subjacentes (ossos, cartilagens e articulações), geralmente organizados na forma de grupos antagônicos. São aqueles que permitem os movimentos das extremidades, da coluna, do rosto, etc.
Os músculos lisos estão dispostos em torno das vísceras que devem mobilizar e permitir as contrações dos vasos sanguíneos, do intestino, do útero, dos brônquios, etc.
Uma exceção importante a essa classificação é a musculatura cardíaca, que, sendo do tipo estriada, move-se involuntariamente.
Todos os músculos são constituídos por feixes ou feixes de fibras, chamados de miofibrilas, que são arranjados de maneira diferente, dependendo do tipo de músculo ao qual pertencem. Os músculos estriados têm suas miofibrilas na forma de estriações regulares e os músculos lisos os tornam na forma de feixes menores e mais irregulares.
A mobilização dos músculos realiza-se a pedido de uma ordem que parte do sistema nervoso central e se transmite pelos nervos até os atingir. Os nervos responsáveis por transmitir as ordens de mobilização aos músculos estriados são os somáticos, que conduzem os impulsos gerados no cérebro, em consequência da capacidade do indivíduo de realizar um determinado movimento, até os músculos responsáveis por realizá-lo.
Os nervos que transmitem as ordens de mobilização do músculo liso são os vegetativos, que captam os impulsos gerados no sistema nervoso central de forma automática e involuntária e os transportam para os músculos dos vasos sanguíneos, intestino, etc.
A união dos diferentes nervos com os músculos é feita por meio de uma estrutura que recebe o nome de placa motora, que, por meio de um complicado processo, converte o impulso elétrico conduzido pelos nervos em alterações bioquímicas nas estruturas microscópicas intramusculares, a partir das quais a contração muscular movimentos são derivados.