Um estudo revela que contrair covid-19 pode afetar negativamente a fertilidade, especialmente em homens.

Por Raquel Luiza,

Um estudo revela que contrair covid-19 pode afetar negativamente a fertilidade, especialmente em homens

Os homens podem sofrer de hipogonadismo, o que impede a produção de espermatozóides suficientes

Imagen de una pareja esperando un bebé.

Estar infectado com covid-19 pode afetar negativamente a fertilidade, especialmente a dos homens, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores de hospitais em Murcia. Isso ocorre porque os homens que contraem essa infecção respiratória podem desenvolver hipogonadismo, uma condição que os impede de produzir espermatozoides suficientes (hipogonadismo).

O estudo, cujos resultados serão apresentados no Congresso Nacional Multidisciplinar Covid-19 das Sociedades Científicas da Espanha esta quinta-feira, teve como objetivo principal examinar a possível influência do vírus nos sistemas reprodutivos masculino e feminino e, especificamente, no fertilidade.

A investigação mostrou em homens com cobiça um aumento significativo nos níveis sorológicos do hormônio luteinizante -que nos homens faz com que os testículos produzam testosterona-, “sugerindo”, segundo nota dos organizadores do Congresso, um possível hipogonadismo.

No entanto, os pesquisadores, parteiras dos hospitais Virgen de la Arrixaca, Santa Lucía, Los Arcos del Mar Menor e Rafael Méndez, consideram que mais pesquisas são necessárias para conhecer os impactos a longo prazo do SARS-CoV-2 na função humana. de ambos os sexos.

Durante o estudo, verificou-se que “a cascata inflamatória ativada” e as alterações induzidas pela COVID no perfil das citocinas – proteínas secretadas pelas células do sistema imunológico – podem ter implicações maiores na fertilidade masculina.

Influência na menstruação em mulheres

O estudo descreveu a orquite (inflamação dos testículos) como uma complicação da infecção pelo coronavírus, que pode causar uma interrupção da espermatogênese e apoptose nas células germinativas, afetando a qualidade do sêmen.

No caso das mulheres, estudos observacionais demonstraram influência na menstruação, como o prolongamento do ciclo menstrual e a diminuição do volume de sangramento durante o período de infecção. Por outro lado, a sessão do Congresso também apresentará estudos e evidências de que a periodontite agrava o quadro sistêmico de pacientes com cobiça e aumenta o risco de complicações.

2 thoughts on “Um estudo revela que contrair covid-19 pode afetar negativamente a fertilidade, especialmente em homens.”

    1. Clayton, Thank you very much for your comment.
      Gratitude for following my website.
      Gratitude!

      Em português:
      Muito obrigada por seu comentário.
      Gratidão por acompanhamento meu site.
      Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *